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Disciplina - Desenvolvimento Moral

No livro "A Criança e a Disciplina" de B.Brazelton e J.Sparrow (Ed.Presença) é nos dito o seguinte:

"A disciplina é a maneira de os pais orientarem o desenvolvimento moral das criança. Com a capacidade de perceber a perspectiva do outro, a criança consegue ver que as regras levam em conta as necessidades de todas a pessoas e não só as suas. (...)
Se alguém lhe perguntar por que não pode tirar o brinquedo, a criança de 4 ou 5 anos provavelmente responderá: "Porque a polícia me leva para a cadeia". No entanto, o objectivo principal dos pais é ensinarem os filhos a comportarem-se convenientemente, quer haja ou não pessoas a ver.
Como se dá esta extraordinária mudança? Ao fazerem sentir à criança que terá de sofrer as consequências do seu mau comportamento, os pais podem escolher ente duas abordagens. Ou apresentam a consequência de forma a demonstrar o se poder sobre a criança, (a frase "porque eu digo que é assim" é um exemplo típico) ou apresentam a "lei" de maneira a demonstrar a sua justiça e a razão de sua existência ("sabes que vais ter de devolver esse brinquedo. Também não gostavas que te tirassem as tuas coisas sem pedirem.")
Se ensinarem as crianças a obedecer às regras porque elas são justas e não porque têm mais poder, os pais estão a prepará-las para respeitarem a lei, quando o poder dos pais já não for superior ao da criança!

Apesar de isto demorar mais tempo, o  objectivo dos pais é ajudar a criança a utilizar a sua crescente empatia para "fazer a coisa certa" pelo seu próprio bem, mesmo que os adultos não estejam lá para a punirem caso não o faça.
Como pais, devemos ajudar os nossos filhos a encontrarem a sua própria motivação para se conduzirem de acordo com um código moral. Mais cedo ou mais tarde, serão demasiado crescidos para que estejamos sempre presentes a impor a disciplina quando se portam mal. Os filhos precisam de ter a certeza de que tornaram seus os valores que lhe oferecemos."

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