Artigos Sugeridos

Desculpa-me... mas foi sem querer!

Certa vez, o meu filho, que na altura tinha 4 anos acabados de fazer, estava a comer um sandes com queijo fresco num shopping quando, sem querer, deixou cair um bocado de queijo e pisou com o pé. De imediato mostou ansiedade pelo que tinha feito e sentia-se culpado. Ainda lhe mostrei que tinha sido um acidente e para não se preocupar que a senhora viria limpar. Mas o que me tocou, foi que ele sentiu necessidade de ir pedir desculpa à senhora que estava a cuidar das limpezas do recinto. Ele apercebeu-se que, mesmo não tendo sido propositadamente, tinha feito algo de errado que prejudicaria a outra pessoa e não descansou enquanto não foi pedir desculpa.

Quantas vezes nós erramos e desculpamo-nos dizendo "Não foi por mal, foi sem querer", não assumindo a culpa do erro? Mas ao não assumirmos que errámos (consciente ou inconscientemente) acabamos por não sentir a necessidade de pedir desculpa. Outras vezes, até pedimos desculpa (não muito convictos) e acrescentamos de imediato: "mas foi sem querer", como quem diz, nem tentes me culpar, ou me dar um sermão!

A verdade é que muitas vezes, consciente ou insconscientes disso, temos atitudes e fazemos coisas que podem prejudicar os outros, e em muitos casos até entristecer e ferir!

Porque não começar hoje pela nossa família a pedir desculpa se fizemos algo de errado, mesmo que não tenha sido por mal? Essa palavrinha mágica pode fazer toda a diferença na sua vida e na vida da sua família... basta utilizá-la!!

Sem comentários:

Enviar um comentário