Artigos Sugeridos

Conhecendo a Singularidade do seu Filho

"Estou convencido de que uma das maiores razões para a rebeldia entre os jovens é que existe expectativas depositadas neles que não são compatíveis com os seus "caminhos". (...) Os pais talvez tenham um sonho específico que esperam ver realizado pelo filho.Conheço um pai que pagou para que seu filho jogasse futebol, apesar do interesse obvio do filho pelas artes Por quê? Porque o pai nunca conseguiu realizar seu próprio sonho em função das limitações da vida. Portanto, ele quis ver o filho realizando o sonho que ele não pôde realizar. A partir de um certo ponto de vista, isso é compreensível.Mas é muito frustrante, e pode ser terrivelmente destrutivo. Pessoa jovens quere se descobrir, encontrar os próprios caminhos e não aceitar ideias de outras pessoas sobre quem eles são e o que deve ser forçados a fazer.
(...)
Seus filhos se fazem conhecer todos os dias. Não vacile.Não permita que os seus sentidos fiquem embotados. Não ignore o que está vendo e ouvindo. Preste atenção em seus filhos quando eles estiverem brincando. Observe atentamnte o que eles fazem, como fazem e aquilo de que gostam. Essas são boas dicas, requentemente repetidas.Potanto, preste atenção! Quando vir seu filho fazendo algo bom e bem feito, estimule-o, acolha-o. Se as crianças claramente apreciam tipos específicos de actividades, crie mais oportunidades para que as explorem.
(...)
Conhecer o seu filho não é um exercício que virá automaticamente. Ele exige observação aguçada e determinação sensível em busca do conhecimento de que você precisa.Transforme cada dia com o seu filho em uma oportunidade de descobrir quem ele é por dentro.Não estou a sugerir que observe e registre as acções como se os filhos fossem um grupo de cobaias de laboratório. Aprenda  conhecê-lo como você o faria com qualquer outra pessoa, como um amigo ou um companheiro.Passe muitos momentos com ele além dos compromissos de rotina. Comunique-se. Faça perguntas. Observe o que deixa a criança feliz, aborrecida, estimulada, agitada, furiosa. Procure dons naturais para desportos, música ou estudos. Converse com professores, líderes de grupos de jovens e outros pais.
Empenhe-se em descobrir a identidade de cada filho!"

Charles R. Swindoll in "Filhos: da Sobrevivência ao sucesso"

Sem comentários:

Enviar um comentário