Artigos Sugeridos

Ciúme entre Irmãos: A presença dos pais

O ciúme entre irmãos tem maiores probabilidades de entrar em escalada se os pais estiverem por perto. Nunca tive conhecimento de irmãos que se tenham magoado seriamente desde que os pais não estivesse perto. tenho a certeza que isso aconteceu, mas suspeito de que seja raro. O objectivo primordial do ciúme entre os irmãos é atrair a atenção dos pais. As crianças querem envolver os pais para aumentar a excitação, mas também para terem a certeza de que eles estão perto e as ajuda a não perder o controlo. a certeza da proximidade dos pais estabelece uma briga quando os pais estão perto delas para terem a certeza de que alguém as ajuda a aprender a controlarem-se.

Os pais mais atentos encaram as disputas entre irmãos como oportunidades de aprendizagem. Mas primeiro é preciso lidarem com as suas próprias reacções de fúria e protecção e só depois procurarem acalmar os filhos. Sentem-se com ambos junto de vós. Calmamente, façam-nos enfrentarem juntos o episódio sem recriminações de parte a parte. À criança mais velha pode dizer: "Podias tê-la magoado. Acho que não gostavas que isso acontecesse." À criança mais calma, mas mas provocadora, podem dizer: "A forma como o arreliaste fez com que ele se zangasse. Não admira que quisesse bater-te." A ambas pode aconselhar: "Têm de aprender a controlar-se. Enquanto não forem capazes de o fazer, vamos ter de vos separar. Quando forem capazes de brincar um com o outro - sem se baterem - chamem-nos."
Desta forma estão a dar aos vossos filhos a possibilidade de aprender a respeitar-se um ao outro, um objectivo a longo prazo.


fonte: "Compreender as Relações Entre Irmãos" - T.Berry Brazelton e Joshua D. Sparrow

Sem comentários:

Enviar um comentário