Artigos Sugeridos

15 Maneiras de Criar um Ambiente Mentalmente Estimulante para Seus Filhos


1- Pegue no bebé ao colo frequentemente. Um estudo de investigação recente demonstrou que quanto mais os bebés forem tocados pelos pais menos probabilidade terão de desenvolver problemas de falta de atenção mais tarde, durante a infância.

2. Use gestos facias expressivos. Os bebés e as crianças pequenas reagem melhor aos pais cuja expressões faciais são mais animadas. Numa experiência, os bebés afastavam-se das mães que tinham expressões faciais monótonas, mas viravam-se para aquelas cujas faces eram mais expressivas.

3. Faça jogos de palavras, tais como inventar rimas ou canções com os seus filhos. Esta activdade incentiva o desenvovimento das capacidades linguísticas.

4. Recorte e retire os balões e as legendas de histórias de banda desenhada.Crie novos balões e legendas com os ses filhos, para aumenar a criatividade e a capacidade de pensar.

5. Faça com que os seus filhos leiam em voz alta histórias adequadas à sua idade, por exemplo de jornais ou revistas.

6. Pelo menos uma vez por semana, leve os seus filhos à biblioteca, onde pderão ler por si próprios ou fequentar grupos de contadores de histórias. Os seus filhos devem ter os seus próprios cartões de utilizadores da biblioteca, para aprenderem a responsabilizar-se pelo cuidado dos livros e pela respectiva devolução dentro do prazo.

7. Leve os seus filhos a eventos culturais adequado ao longo do ano, tais como peças de teatro e concertos.

8. Restrinja o tempo de utilização do computador por parte dos seus filhos, a não ser que estejam a fazer trabalhos escolares que assim o exijam.

9. Vá a sítios diferentes, incluindo os museus locais. Quando estiverem de férias, leve-os a visitar lugares interessantes, mesmo que eles digam que não vão gostar de lá ir.

10. Aproveite a hora de jantar para  os estimular mentalmente. Incentive os seus filhos a conversarem sobre a forma como correu o dia e a exprimirem os seus pontos de vista.

11. Cante canções de embalar aos seus filhos. As canções de ebalar estimulam o desenvolvimnto de ligações cerebrais, particularmente durante os três primeiros anos de vida.

12. Use frases complexas, com múltiplas orações, quando falar com os seus filhos, tais como"vou à mercearia, porque precisamos de cereais para o pequeno-almoço", em vez de frases simpes,com uma só oraçãos, tais como: "Bebe o teu leite." As crianças expostas a estruturas gramaticais complexas revelam um grau mais elevado de desenvolvimente da linguagem.

13. Inscreva os seus filhos em aulas de dança (se eles estiverem interessados), porque a dança exige a memorização de movimentos específicos - uma actividade mental que ajuda a formar ligações cerebrais.

14. Arranje brinquedos estimulantes e adequados à idade que incentivem a interação e  pensamento.

15. Limite o tempo de ver televisão a cerca de 90 minutos por dia para crianças em idade pré-escolar e duas horas por dia para crianças mais velhas; os miúdos que vêem demasiada televisão têm piores resultados escolares. Contudo, pode abrir excepções no que diz respeito a coteúdos televisivos de valor positivo e educativo, tais com canais de documetários, o Discovery Channel e canais semelhantes.

in "A Família em Primeiro Lugar" de Dr.Phil McGraw

Sem comentários:

Enviar um comentário